domingo, 14 de junho de 2009

Refém dos fones de ouvido

Cada dia que passa, a música fica mais próxima das pessoas. A evolução do acesso à música é notável:
Antigamente, para se escutar música, apenas era possível diante de um músico, AO VIVO!
Com o tempo surgiram então novos meios de gravar e reproduzir a música: Radiola, Discos de Vinil, Fitas Magnéticas, Walkman (trazendo a mobilidade), Compact Discs (CDs), DVDs trazendo shows... E finalmente, estamos lidando agora diretamente com os arquivos MP3.
Da mesma forma, a capacidade de armazenamento desses aparelhos cresceu! E cresceu exponencialmente! Com aparelhos minúsculos, se armazenam milhares de arquivos musicais. Para escutá-los? Sim, os famosos fones de ouvido!
O que há de ruim neles? Se só quero escutar música, apenas meus ouvidos precisam escutar o som que carrego comigo a todo momento. Não incomoda outras pessoas. Ninguém escuta o que eu estou escutando... Mas me sinto estranho algumas vezes, quando estou escutando minhas músicas, principalmente Rock.
Falta algo!!! Não é apenas escutar, não é apenas deixar as ondas sonoras invadirem os ouvidos... Parece faltar emoção, coisa que não acontece quando posso ligar o som num bom volume e deixar que ele invada todo o ambiente em que estou. As Ondas Sonoras invadem o ambiente, tocam tudo o que compõe ele. Escutar música não se faz apenas com os ouvidos. É necessário senti-la! Sentir a emoção que o artista quis passar!
Mas nessa correria do dia-a-dia, está difícil encontrar um tempo para parar e escutar música, apenas por escutar e curtir. E principalmente, de sentir a música! Parece que essa idéia está cada vez mais distante da realidade de cada um... Em cada esquina vejo os fones de ouvido dominando seus reféns. As pessoas estão mais e mais se deixando sentir a música apenas em shows, se privando dessas emoções longe deles.

Experimente! Ligue o som num bom volume (mas não nessas caixinhas de computador, fracas e com sons embolados. Experimente o som antigo de sua casa!), numa boa música (sugiro Bon Jovi, ou Pink Floyd!) e se deixe levar nos sons de cada música!!! Você perceberá o quão diferente é se deixar dominar pelos Fones de Ouvido de ouvir e sentir a Música!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

É.. realmente não tem comparação.
É bom demais quando podemos sentir a música e dançar freneticamente pra ninguém, só pelo prazer. uhu