segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Sobre mochilas e rostos...

Novamente, um assunto de ônibus que me trouxe uma certa inquietação, para finalizar estes estranhos acontecimentos que me deparei em um único dia (acreditem se quiser!)

Indo para o trabalho, vi um daqueles jornaizinhos do ônibus. Gosto de ler sempre eles. E acho muito legal a parte de gentileza urbana.

O tema desta vez é um tema um tanto complicado, e que eu já havia visto em um jornalzinho mais antigo: Gentileza urbana é tomar cuidado para que as mochilas não atrapalhem os outros passageiros durante a viagem.

Ótimo!!!!

Vou falar do meu caso, que já passei muito por isso! Indo para a faculdade ou voltando do curso técnico, principalmente neste segundo caso.... ônibus lotado... a mochila cheia de materiais, e muito pesada... não encontramos equilíbrio para nos posicionar de maneira sequer confortável para nós... ainda temos que tentar manter a mochila quieta...

Uma vez eu estava tão apertado no ônibus, sem ar, fazendo um esforço tremendo para não cair em cima das outras pessoas... quando reparei, o homem que estava sentado a minha frente estava protegendo o rosto para que minha mochila não batesse nele. Achei isso estranho, pois tudo poderia ser evitado.

Pergunta como? Se pergunta, então é provável que você não faz isso no seu dia-a-dia...
Um ato simples pode ajudar, e muito...
Todo este problema poderia ser evitado se as boas almas daqueles usuários que estão sentados, e com as mãos livres, se oferecessem para carregar as mochilas daqueles que estão em pé para eles. É tão... simples!!! Não??

O homem não precisaria se preocupar com a mochila em seu rosto, pois isto não aconteceria. Diversos usuários não precisariam se sentir incomodados para então enviar a sugestão de gentileza urbana para o jornal do ônibus. E eu não estaria aqui lembrando estes momentos difíceis!

Todos os dias indo pra faculdade, este era um tema comum nas conversas com amigos que me acompanhassem com o mesmo destino. Mas as pessoas só pensam em dormir ou olhar para a janela e ver como tudo passa tão rápido... Ou então só pensam em não ser atingidas por bolsas e mochilas!

Enfim, este é mais um jeito estranho do ser humano se comportar!
No mais, até mais!

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo em genero, numero e grau!
Ato tão simples e que ajuda muito.