sábado, 14 de março de 2009

Sobre rabiscos no muro













Uma coisa que não esquecerei em minha vida é de uma aula de história que tive no ensino médio, segundo ano mais precisamente... Meu professor estava explicando sobre regimes de governo e falou sobre o Anarquismo. Como exemplo, um ótimo exemplo por sinal, ele falou que em um país que adotasse o Anarquismo, a sala de aula onde estávamos não teria um rabisco na parede, uma carteira e cadeira rabiscadas ou quebradas. Estaria tudo em perfeito estado (coisa que não acontece em nenhuma escola que eu conheço. Acredito que até mesmo nas que eu não conheço...). O motivo disto é que aqueles que acreditam no anarquismo sabem que aquela sala não é apenas deles, mas outras pessoas diferentes também passarão por lá. Mesmo que eles não conheçam tais pessoas, sabem que estão juntos e o que é público é de todos. Até porque, ele também é uma oura pessoa para aqueles que passarem por lá depois dele, e tudo se mantém em ordem.
Mas enfim, ultimamente eu tenho visto bastante nos muitos muros que passam pela minha vista no meu dia-a-dia... E eu sempre vejo o símbolo do Anarquismo - o "A" dentro de um círculo, com suas extremidades excedendo este círculo. E eu me pergunto sempre que o vejo... Se no anarquismo as pessoas sabem que o que é público é de todos e deve ser preservado para o bom curso da sociedade como um todo, por que insistem em escrever nos muros, que possuem a vista compartilhada por todos de uma sociedade??? Por que poluem visualmente sua própria cidade?
Até porque... A cidade é de todos, mas é dele também!!!

Se falei bobagem, anarquistas, me corrijam por favor. ;)

2 comentários:

Anônimo disse...

"Por que poluem visualmente sua própria cidade?"
Também me pergunto isso. ¬¬'

Unknown disse...

Na verdade existe uma grande deturpação do sentido da anarquia. Muitos não têm objetivo são somente baderneiros, outros querem protestar e se fazem de anarquistas sem saber o significado de ser um anarquista.